Found Footage - O "Estilo" Que Virou Moda

15-04-2014 17:18

A tradução de found footage quer dizer gravações encontradas, mas o sub-gênero acabou batizado no Brasil de gravações perdidas. Liberdades tradutórias à parte, o fato é que este tipo de produção está em expansão desde que há quase sete anos Atividade Paranormal pegou o mundo de surpresa: o horror que custou míseros 11 mil dólares, arrecadou quase US$ 200 milhões mundialmente. Tudo isto graças a uma astuta campanha de marketing que vendeu a ideia de que as filmagens eram mesmo verdadeira.

Em 2007 estreou também o filme espanhol REC, de Jaume Balgueiró e Paco Plaza, que gerou um remake americano no mesmo ano, Quarentena. Os filmes se tornaram sucessos. Um ano depois, foi lançado Cloverfield com Michael Stahl-David e Odette Yustman. Ao invés de se tratar de fenômenos espirituais, trata-se do ataque de um monstro em Nova York.

Em seguida, em 2009, foi lançado a sequência para Atividade Paranormal, Atividade Paranormal 2 e REC 2. Em 2010, surgiu Atividade Paranormal em Tóquio e Contatos de 4o Grau, com Milla Jovovich, sendo o primeiro atual a focar em alienígenas.

Em 2011, foi lançado Apollo 18, a terceira sequência de Atividade Paranormal, Atividade Paranormal 3 e o primeiro filme de terror nacional, Desaparecidos. E em 2012, foi lançado Cronicle, o primeiro filme do gênero sobre super-heróis, e Projeto X, a primeira comédia do gênero.

As Found Footages misturam o horror com o mockumentary (documentário falso), colocando o espectador numa posição desconfortante: ele supostamente estaria assistindo a evidências de um crime, filmagens reais feitas por pessoas que desapareceram ou foram encontradas mortas. Estas gravações seguem determinadas convenções estéticas para torná-las mais críveis, com atores desconhecidos que falam diretamente para a câmera (que chacoalha bastante para parecer coisa de amador), pouca iluminação e cortes bruscos.

Se interessou pelo gênero? Listamos abaixo as found footages mais famosas:

 

Antônio Lopes/Canal Cinema

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário